quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Captura de Enxames do RN

          Mediante registro de dados da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (Ceged), o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) registrou 850 atendimentos de captura de abelhas de janeiro a agosto de 2014 em Natal e região metropolitana. A quantidade é 6% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando os bombeiros atenderam 799 casos.
       Esse dado preocupa pesquisadores e da maneira que vem sendo repassada essa informação, a população, desagrada apicultores do Estado, bem como informações sobre extermínio de enxames.
           Como fomos procurados pelo representante da Federação de Apicultores do RN, Giomar Lopes, para articular um encontro entre representantes para tal discussão, conversamos com o representante do grupo responsável pelas capturas e a Escola Agrícola de Jundiaí-UFRN irá ofertar cursos de apicultura - Módulo: Captura de enxame que será aberto para os bombeiros, técnicos que atuam em empresas voltadas ao meio ambiente, e PETROBRAS, tendo em vista a demanda atual. Posteriormente também estaremos ofertando para estudantes e demais interessados na atividade.
          Essa parceria envolve também ações de divulgação da importância das abelhas para a natureza, produtos das abelhas, dentre outras que estarão sendo trabalhadas em eventos, escolas etc.

           Assim que definirmos as datas estarei postando para conhecimento de todos.

                                                                   Foto: Márcia Madruga


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário