A apicultura do RN vêm crescendo de forma organizada desde o ano de 2004 quando se tem registro da implantação do primeiro entreposto de mel e cera, com SIF no Estado e órgãos como o SEBRAE investem e ações de capacitação técnica e gerencial, acesso a feiras, dentre outras ações citadas por Lira(2009).
O principal produto explorado ainda é o mel, mas o Estado ja registra em 2010 sua produção de pólen na regíão do Mato Grande em projeto desenvolvidos por apicultores da região em parceira com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (culturas do coqueiro e girassol) com o apoio do SEBRAE que viabilizou a visita de apicultuores, em caravana técnica, aos estados de Sergipe e Alagoas, com o intuíto de troca de experiência entre os mesmos.
Apesar de uma produção em pequena escala, de acordo com a Apicultor Joaz, o mercado ja demanda pelo produto que esta tendo boa aceitação no mercado.
Estoy muy interesadpo en el polen apicola producido en Brasil.En el año 2006 estube en Sergipe en el 16 Congreso de Apicultura.
ResponderExcluirMe traje unas muestras de polen y obtuve unos resultados muy buenos. Me gustaria compartir esta información.
sriolobosrendon@hotmail.es
salvador.riolobos@adr.juntaex.es
Prezado Salvador,
ResponderExcluirA região nordeste do Brasil é uma grande produtora de pólen. Durante o congresso Ibero Latino americano de apicultura que será realizado em outubro/2010 teremos estandes comercializando. Caso precise manter contato com alguns apicultores posso lhe informar alguns contatos.