O “PROJETO COLMEIA POTIGUAR”, tem como objetivo a preservação do meio ambiente (através da conservação dos enxames, responsáveis por grande parte da polinização que ocorre na natureza), possibilitar a realização de estudos em diversas espécies de enxames e fomentar atividade apícola no Estado do Rio Grande do Norte.
A sistemática do projeto é a captura de enxames urbanos através do Corpo de Bombeiros Militar, onde o mesmo irá disponibiliza-los ao apiário, local onde fará a alocação e manejo desses enxames. Os enxames capturados serão divididos em dois grupos, os que permanecerão fixos no apiário para realização de estudos por parte da UFRN e da EMPARN, e os demais enxames serão alojados de forma transitória, até o momento de se fortalecerem e posteriormente serão distribuídos para apicultores do estado do Rio Grande do Norte.
A primeira etapa do projeto (projeto-piloto) está estabelecida para um período de dois anos, onde deverão ser capturados 50 (cinquenta) enxames. Deste número 20 (vinte) permanecerão fixos no apiário do projeto para realização de estudos e os 30 (trinta) restantes serão fortalecidos e distribuídos para apicultores do RN.
Cada apicultor cadastrado poderá receber até receber 5 (cinco) enxames no período de 12 meses após a realização ou atualização do cadastro. Os apicultores inscritos no projeto, deverão atender aos requisitos previstos no edital de inscrição, onde será organizada uma ordem de recebimento, podendo servir como critério de prioridade aspectos observados na visita social. A cada período de 12 meses os beneficiados pelo projeto deverão realizar uma atualização cadastral para que possam continuar participando do projeto.
Informações e cadastro: (84) 98748-0990
projetocolmeiapotiguar@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário