Para os que defendiam complementação alimentar para abelhas era algo dispensável agora esta vivênciando a perda de enxames.
A prática de complementação alimentar para abelhas, também chamada por muitos de alimentação artificial, ja vem sendo estimulada a vários anos no RN, principalmente durante os cursos realizados pelo SEBRAE/RN onde acompanhei o amigo Armando(Consultor) em várias clínicas tecnológicas e coordenei com ele ações junto aos ADRs em apicultura. Hoje na UFRN também continuo estimulando essa prática.
A escassez de chuvas esse ano vem causando transtornos no setor com as perdas de enxames. Muitos apicultores perderam praticamente todas as colméias e agora buscam salvar o que resta com alternativas de alimento para as abelhas.
O SEBRAE esta realizando várias capacitações disseminando receitas e técnicas de manejo para convivência com a seca e estará publicando em breve um ótimo material técnico que atenderá várias áreas da agropecuária e o capítulo de apicultura foi elaborado por Armando Ferreira da Silva e Gunthinéia Lira, numa parceria entre SEBRAE/RN e EAJ/UFRN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário