sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Nota de Esclarecimento : Botulismo no Mel


Botulismo no Mel



1.    Várias pesquisas no mundo todo comprovam a existência de esporos da bactéria Clostridium Botulinum em alimentos industrializados (Conservas, enlatados, pescados e mel, entre outros), sem precisar a causa de contaminação.


2.    Os esporos desta bactéria são considerados inofensivos quando ingeridos por adultos saudáveis, mas podem causar uma doença toxigênica em bebês com menos de um ano de idade, sendo o pico de incidência entre 2 e 3 meses de idade. Aproximadamente 90% dos pacientes têm menos de seis meses de idade. Acredita-se que a intoxicação ocorre porque a flora intestinal normal que poderia competir com o Clostridium botulinum ainda não está totalmente desenvolvida nestes bebês. (VIVIAN MENEZES LEANDRO, 2007)


3.    Crianças adolescentes, adultos, e idosos podem continuar consumindo mel sem nenhuma precaução, e devem preferir sempre o uso do mel fiscalizado, identificável pelo carimbo do S.I.F. – Serviço de Inspeção Federal, S.I.E. – Serviço de Inspeção Estadual ou S.I.M. – Serviço de Inspeção Municipal, com o qual os órgãos competentes asseguram um beneficiamento higiênico-sanitário adequado do produto.


4.    Em caso de dúvida sobre estes produtos (falsificações existem), o competente órgão fiscalizador pode ser consultado e a empresa responsável acionada.


5.    O mel brasileiro se destaca no mundo por suas propriedades íntegras e orgânicas decorrentes da criação de uma raça rústica, uma flora rica e diversificada sem contaminação, apicultores cada vez mais capacitados em Boas Práticas de Fabricação e um parque industrial dos mais modernos no mundo.


6.    Seria triste o povo brasileiro desprezar o Mel por causa da informação imprecisa veículada pela mídia, deixando de consumir um produto que traz inúmeros benefícios à saúde e ao bem-estar, e por isto mesmo, está sendo cada vez mais introduzida na merenda escolar deste país.

Fonte: Federação Baiana de Apicultura



Nenhum comentário:

Postar um comentário